sexta-feira, 18 de junho de 2010

RADIO COMUNITÁRIA

ZYD 231 - RÁDIO COMUNITÁRIA ROSÁRIO FM STÉREO DA CIDADE DE COLARES, INTEGRANTE DA REDE CULTURA DE RÁDIO, OPERANDO NA FREQUÊNCIA DE 87,9 MHZ, DIRIGIDA PELO RADIALISTA HILBERTO FREITAS

As rádios comunitárias e a fiscalização da Anatel

Enviado por luisnassif, qui, 17/06/2010 - 16:44

Do Portal de Luís Nassif

Do Blog de Educação Política

ANATEL É O APARELHO REPRESSOR DA DITADURA DA MÍDIA NO BRASIL

Há um controle abusivo no Brasil dos meios de comunicação. Poucas empresas controlam praticamente 90% de toda a audiência seja em jornal, revista, rádio, TV ou internet. Para piorar esse quadro, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) serve de aparelho repressor contra a democratização da mídia ao perseguir e fechar com força policial rádios comunitárias. Recentemente, a agência teria fechado rádio comunitária legalizada.

Não fosse isso, a Anatel sentou em cima da banda larga e não avança em projetos para democratizá-la e para gerar maior oferta no mercado.

Veja a reclamação feita pela Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) sobre a atuação da Anatel, criada pelo governo Fernando Henrique Cardoso.

Trecho da matéria da Telesíntese, de Lúcia Berbert:

"O coordenador-executivo da Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária), José Sóter, fez graves denúncias sobre a fiscalização da Anatel nas rádios comunitárias, em reunião do Conselho Consultivo da agência, realizada na manhã desta segunda-feira (14). Segundo ele, a averiguação dos fiscais normalmente é provocada a pedido das emissoras comerciais e que há um caso comprovado de que os fiscais em São Paulo foram até as rádios em carros alugados pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e de Televisão), denuncia enviada ao Ministério das Comunicações e que não foi apurada.


Nenhum comentário: