terça-feira, 1 de junho de 2010

A VITÓRIA DOS QUILOMBOLAS DO CACAU

Com a mão de obra da comunidade quilombola e com a equipe de fiscalização formada pelos próprios membros do quilombo, assegurou-se a aplicação do recurso público e a correta construção da nova ponte.


O apoio da AAICO unindo diversas instituições como a OAB, o Governo do Estado do Pará, as Secretarias de Estado como a SEJUDH, Gerência Regional do Patrimônio da União - GRPU, a Procuradoria Geral do Estado, IBAMA, INCRA, ITERPA, MDA, asseguraram a conquista da Comunidade.

A notícia publicada no site da SETRANS-PA - Secretaria de Transportes do Governo do Estado do Pará retrata bem o acontecimento:

"Vitória dos Quilombolas de Cacau e Ovos
20/05/2009
A população quilombola do interior de Colares residente nas comunidades de Cacau e Ovos recebeu diversos equipamentos provenientes do Governo do Estado que vão melhorar muito suas condições de vida.

Vivendo basicamente da lavoura de mandioca, do açaí e da pesca, as comunidades que antes sofriam com a falta de infraestrutura, receberam do Governo do Estado um trapiche e rampa de madeira com cobertura no píer e uma passarela com pouco mais de 800 metros em madeira de lei, ligando o rio até o centro das comunidades. A nova passarela, construída em área alagada, tem mais de um metro da largura, guarda corpo de um metro e foi toda pintada para facilitar o acesso durante a noite. Antes o que existia era uma estiva completamente precária de madeira velha que resultava em constantes acidentes inclusive com mortes.

Rosa Maria Gomes, da Associação dos Amigos das Ilhas de Colares, lembra que há anos as quarenta famílias quilombolas reivindicavam essas melhorias junto ao Governo do Estado. O secretário de transportes, Valdir Ganzer, visitou a comunidade ano passado e ficou preocupado com a situação de perigo enfrentada pelos moradores para alcançar a vila através da estiva. Com recursos alocados no valor de 350 mil reais, a SETRAN elaborou projeto e contratou empresa para a execução da obra.

Nenhum comentário: