quarta-feira, 26 de maio de 2010

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Apresentação de dançantes do carimbó durante a Feira de Cultura do Município

A dança típica Carimbó é bastante executada em todo o município. Originalmente indígena assimilou ritmo característicos dos escravos negros vindos da África. A expressão carimbó deriva de”curimbó” (curi= pau ôco e m’bó= furado: pau que produz som).
Na comunidade de Taupará, nome derivado do tupi “Tauá-Pará”, que significa Rio Amarelo que circunda boa parte da Ilha, há desde os tempos do Barão do Guajará a execução do carimbó, havendo quem diga ser laro “Berço do Zimba”, ritmo que posteriormente seria expandido para outras localidades.
A Folia de Reis, é uma manifestação cultural, composta de diversos grupos que, entre o dia 05 e 06 de janeiro saem às ruas, entoando canções cuja origem remontam a passado remoto, acompanhados por clarinetes, pandeiros e outros instrumentos musicais. Os participantes da Folia - geralmente três em cada grupo vão às residências e recebem ofertas entre eles rateadas.
Há Bois-bumbá, grupos de pássaros, preguiça, beija-flor e quadrilhas juninas que também fazem suas apresentações especialmente no mês de junho. Encontra-se ainda o xote, siriá e lundum.
A manifestação cultural do Carneiro, existente há mais de sete décadas é apresentada - quase que exclusivemante por crianças - nos festejos juninos referindo-se, desenvolvendo-se a dramatização tendo como pano de fundo uma fazenda.
Diversos artistas expressam de diferentes formas a cultura e a arte da Ilha de Colares, valendo-se da pintura, poesia, canto, desenho e artesanato.
A Banda de Música “Prof. Luís Gama”, fundada em 06 de fevereiro de 1949, apresenta-se nos eventos oficiais e religiosos da Ilha, executando, hinos, marchas e outras formas de expressão musical.
Equipamentos e instrumentos de pesca, expressam a produção artesanal local. São utilizados também, para produção de artesanato, material oriundo do interior da própria ilha, como barro e argila

Nenhum comentário: