segunda-feira, 31 de maio de 2010

O AUTOR DO "TESOURO DESCOBERTO NO MÁXIMO RIO AMAZONAS" E COLARES

Vista em frente à Igreja Matriz na sede do Município.

São da autoria do Pe. Jesuíta JOÃO DANIEL, nascido em Portugal, em julho de 1722, e que viveu na Amazônia de 1741 à 1757, as informações sobre Colares, descritas em “Tesouro Descoberto no Máximo Rio Amazonas”. Sua obra foi escrita entre 1757 e 1776, quando estava preso, por ordem do Marquês de Pombal, primeiro no Forte de Almeida em Portugal, de 1758-1762 e depois na Torre de São Julião, onde permaneceu recluso por 14 anos até o ano de seu óbito, em dezenove de janeiro de 1776. Impressiona pela abrangência e pelo poder de descrição constituindo um verdadeiro tratado, contendo tudo o que os cronistas e historiadores sabiam, então, sobre o Amazonas e como poderiam ser utilizadas suas potencialidades.
Sua obra possui seis capítulos: o primeiro anuncia “a notícia geográfica-histórica” da Amazônia com a descrição, descobrimentos, origens dos nomes, principais rios, qualidade das águas e do clima, povoações, fauna e flora. O segundo, expõe “a notícia geral dos índios, seus naturais, e de algumas nações em particular”: povoações indígenas, suas religiões, línguas, habilidades e aptidões, doenças, seus usos e costumes. No terceiro capítulo descreve a exuberância da fauna e flora bem como as riquezas minerais e florestais, inclusive as ervas medicinais existentes. No quarto e quinto capítulos descreve as formas de atividade econômica, incluindo pesca e pastoreio de gado e as relações sociais decorrentes da ocupação estrangeira e missionária. No sexto capítulo indica “os meios e métodos de poder melhor e com brevidade povoar e desfrutar o Amazonas”, enumerando, ainda diversos inventos hidráulicos e mecânicos, vários deles projetados pelo próprio Autor.
A obra é a primeira contribuição de vulto sobre a região, que é descrita sobre inúmeros pontos de vista, indicando ações para promover sua ocupação e desenvolver sua economia.

Nenhum comentário: