segunda-feira, 24 de maio de 2010

mapa e localização geográfica da Ilha de Colares

“Localização - O município de Colares é uma ilha situada no Norte do Brasil, na Região Amazônica, no Nordeste do Estado do Pará. Com cerca de 250 km², separada pelo continente pelo Furo da Laura. A sede deste Município localiza-se à margem da Baía do Marajó, distando 93,9 km da capital do Estado do Pará. Seu acesso é feito através das rodovias BR-316, PA-140 e PA-238, atravessando-se do continente, à partir da localidade de Penha-Longa, por meio de uma balsa que em cerca de 10 (dez) minutos, conduz passageiros e veículos até à Ilha. Limita-se ao norte com a Baía de Marajó, ao sul com o Município de Santo Antônio do Tauá, a leste com o Município de Vigia e a oeste com a Baía do Sol. O mapa de localização (Fig.1) permite que possamos identificar a posição deste Município em relação ao Estado.”
As coordenadas geográficas que localizam a sede municipal são: 00º 55' 38'’ de latitude Sul e 48º 17' 04'’ de longitude a Oeste de Greenwich. ou Oº 56' Latitude Sul E 43º 17' de Longitude W. Com altitude de 6 metros acima do nível do mar, é um dos 143 municípios do Estado do Pará.
O município de Colares pertence à Mesorregião Nordeste Paraense e a Microrregião do Salgado, correspondendo a 5% da superfície desta.
A área de Colares é mais elevada que a terra que fica ao Norte. Possui um farol, localizado sobre um conjunto de pedras à frente de sua orla, assentado em coluna de ferro sobre base de alvenaria, pintada de branco, com oito metros de altura, e que exibe uma luz com altitude de 12 metros.


A lei de criação do Município, em seu anexo I, descreve as delimitações municipais:

“I – Com a baía do Sol – Começa na foz do rio Tauá, na baía do Sol, seguindo por esta até a baía do Marajó, incluindo as ilhas Ilhinha e Juteua, que ficam no município de Colares;
II – Com a baía do Marajó e o Oceano Atlântico – Começa na baía do Sol com a baía do Marajó, pela qual segue pelo Oceano Atlântico até a foz do Furo da Laura ou do Guajará-Miri;
III – Com o município de Vigia – Começa no Oceano Atlântico, na foz do furo da Laura ou Guajará-Miri, seguindo por este até a foz do rio Bituba;
IV – Com o o município de Santo Antônio do Tauá – Começa na foz do rio Bituba, no Furo da Laura ou Guajará-Miri, seguindo por este até a foz do rio Tauá.”

O distrito de Colares, único do termo e município do mesmo nome da Comarca de Vigia, não abrange subdistritos.
As águas limítrofes pertencem à Baía do Guajará e não ao Oceano Atlântico como erradamente consta da norma legal.

CARACTERIZAÇÃO DO TERRITÓRIO

Área: 612,5 km²
Densidade Demográfica: 17,3 hab/km²
Altitude da Sede: 15 m
Ano de Instalação: 1.961
Distância à Capital: 62,7 km *
Microrregião: Salgado
Mesorregião: Nordeste Paraense
(Fonte: Atlas do Desenolvimento Humano no Brasil – 2004)
* N.E: A distância real é de 93,7 Km.

Nenhum comentário: